Laboratório de Diversidade Vegetal - LaDiVe
Nome do laboratório (sigla): Laboratório de Fisiologia Animal e Vegetal
Localização: Prédio ATLab, sala 11
Docentes participantes:
Albano Geraldo Emilio Magrin

Letícia Silva Souto
Eliana Akie Simabukuro
Atualmente, estão em andamento os projetos de Iniciação Científica das discentes Beatriz Rufino Gaby, Thainá Lopes Malheiros e Fernanda Cristina da Silva.
O projeto de iniciação científica da discente Thainá Lopes Malheiros é intitulado “Caracterização e evolução das anteras em Kielmeyera Mart. & Zucc. (Calophyllaceae)” e tem colaboração com a pesquisadora Dra. Rafaela Jorge Trad pós doutoranda do Royal Botanic Garden Edinburgh.
O projeto de iniciação científica da discente Fernanda Cristina da Silva é intitulado “Estudo anatômico de flores de Banisteriopsis C.B.Rob. ex Small. (Malpighiaceae)” e tem colaboração com a Profa. Dra. Renata Sebastiani do campus de Araras.
O projeto de iniciação científica da discente Beatriz Rufino Gaby é intitulado “Diversidade taxonômica e funcional das briófitas corticícolas em um trecho da Mata Atlântica, Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha/SP” e tem colaboração com a Profa. Dra. Kelly Cristina Tonello, do Departamento de Ciências Ambientais (CCTS).
Orientações de TCC para produção de material didático no ensino de botânica vem sendo desenvolvido no laboratório, assim como atividades de extensão. Além das disciplinas para a graduação, as ACIEPEs são ofertadas como forma de integrar a pesquisa, complementando o conteúdo programático e desenvolvendo habilidades nas atividades práticas.
O Laboratório de Diversidade Vegetal (LaDiVe) está localizado no piso superior do prédio ATLab. Foi criado com o objetivo de estudar e entender a diversidade de plantas, com foco em espécies brasileiras. As linhas de pesquisa são:
- Diversidade e Ecologia de Algas
- Diversidade e Ecologia de Briófitas
- Ecofisiologia da germinação e do desenvolvimento inicial
- Anatomia Vegetal com ênfase em estruturas reprodutivas
- Produção de material didático para Botânica
O laboratório conta com estrutura básica para estudo, cultivo de coleção, confecção de lâminas permanentes, e avaliação de imagem (estereomicroscópios, estereomicroscópio com sistema de captura de imagem, dois microscópios convencionais e um microscópio com sistema de captura de imagens).